Sinergia Empresarial: o que é, e como pode ajudar a sua empresa?
A palavra, de origem grega, significa ação ou esforço simultâneo ou cooperação, portanto em resumo, sinergia é a soma de várias forças voltadas para um objetivo. A fim de que a sua empresa possua bons resultados, é imprescindível que a sinergia entre os colaboradores, a liderança e todas as partes envolvidas esteja alta, para que todos os esforços estejam direcionados a um objetivo em comum.
Para isso é importante pensar nos principais pontos que constituem a sinergia empresarial, que pode ser caracterizada pelo princípio de integrar os colaboradores e alinhar metas, de maneira que todos trabalhem de forma harmoniosa e produtiva. São eles a cooperação, o respeito, a lealdade, o comprometimento e a união. Só com estas características é possível unir os departamentos na busca de soluções para os mais diversos problemas.
Para implantar a sinergia na empresa é necessário tomar algumas atitudes e utilizar algumas ferramentas como: reconhecer e destacar as qualidades do colaborador quando ele executa um trabalho bem feito, explicitar os objetivos da empresa a todos, deixar claro sua participação e envolvimento com as metas da empresa, observar com atenção os processos e ter sensibilidade na hora de lidar com a equipe, e promover treinamentos e palestras para motivar o comportamento sinérgico dentro do ambiente corporativo.
Algumas características que uma empresa sinérgica possui são o comprometimento das equipes, entrosamento entre os colaboradores, descoberta de novos talentos, desenvolvimento de novas habilidades, melhores relações interpessoais, resultados positivos para a organização e trabalhos em equipe bem executados, pois a equipe passa a conhecer e aproveitar o que cada um possui de melhor seja técnica, comportamental ou emocionalmente.
Como sinergia no ambiente de trabalho nunca é demais, entre em contato conosco da Palesttrando! Nós somos uma empresa especializada em ajudar você na escolha do seu palestrante, pois acreditamos que assim é possível mudar a forma das pessoas agirem e se relacionarem, para, desta forma, melhorar o funcionamento da sua empresa, o convívio entre os funcionários, a relação entre líder e colaborador e o alcançar o tão sonhado sucesso e a harmonia!
Por: Palesttrando Soluções em Palestras