Rita Von Hunty

Eu não quero ser tolerada, eu quero ser respeitada.

Rita vem quebrando paradigmas impostos pela sociedade, em suas palestras ela nos instiga a refletirmos conceitos estruturais e básicos pré-estabelecidos, ela acredita na emancipação humana e faz jus ao seu legado.

Rita é a persona drag do ator e professor Guilherme Terreri. Guilherme nasceu em Ribeirão Preto (SP), onde começou a atuar como educador aos 14 anos. Aos 15, estudou História da Arte pela FAAP e pela Victorian College of Arts (Austrália), respectivamente em um programa extracurricular e em um curso de verão para estudantes de intercâmbios.

Em 2008, Guilherme se mudou para o Rio de Janeiro, onde estudou Artes Cênicas (UNIRIO) e em 2011, mudou-se para São Paulo, onde cursou a Faculdade de Letras (USP).Hoje, Guilherme concilia os três caminhos: continua atuando em projetos no teatro e no cinema; viaja o país realizando aulas de formação política e faz trabalho de base através dos Estudos de Cultura (área de pesquisa de seu mestrado).

Alguns destaques são suas aulas abertas, no festival “Verão Sem Censura”, promovido pela Secretaria de Cultura de São Paulo, em parceria a Casa1 e no Sesc Santos.

Guilherme apresenta um programa no Canal E! Entertainment Television, chamado “Drag Me As A Queen” exibido em toda a América Latina, além de seu canal no Youtube “Tempero Drag” (atualmente com 540k inscritos), no qual propõe reflexões sobre temas que vão de gênero e sexualidade à economia política e ecologia, tudo com muito humor e didática.

“Comecei a dar aula aos 14 anos. Então, sem 15 anos de experiência, não estaria dando aula agora. Não acordei um dia e falei ‘Sou educador’. Não acordei um dia e falei ‘Vou dar aula’. É uma coisa construída há muito tempo.”

— Rita Von Hunty

TEMAS DE PALESTRAS

01 Masculinidade Tóxica

Origem e evolução dos conceitos nocivos de masculinidade que impacta tanto homens quanto mulheres na sociedade atual.

02 Ética e Educação

Elaboração teórica e histórica dos conceitos de ética e educação e os novos desafios enfrentados pelos educadores e instituições de ensino.

03 Estereótipos

História e origem dos estereótipos, significado da palavra, consequências negativas da propagação de estereótipos (exclusão) e importância da conscientização, da inclusão, da diversidade e da representatividade.

04 LGBTQIA+

Significado da sigla, sexualidade x identidade de gênero, LGBTQIA+ no mercado de trabalho, a importância da representatividade

05 Consciencia de Classe

06 O Amor como Construção Social

07 Por que você trabalha?

08 Gênero e mercado de trabalho

09 Capitalismo, religião e trabalho

10 Política

11 Comportamento Humano

12 Relações Interpessoais