Lais Sousa
Laís Souza é uma importante atleta brasileira que, após um complicado acidente, se tornou ícone de superação, força de vontade e esperança.
Laís começou na ginástica aos quatro anos de idade, na cidade de Ribeirão Preto, interior paulista, e desde 2001 integra a equipe brasileira de ginástica.
Com boas conquistas nacionais e internacionais como júnior Lais fez parte da seleção que disputou os Jogos Pan-americanos de Santo Domingo, nos quais conquistou o quarto lugar no salto e o terceiro por equipes.
No mesmo ano, participando do Campeonato Mundial de Anaheim, que serviria de classificação para os Jogos Olímpicos de Atenas, atingiu o oitavo lugar por equipes.
Em 2004, em sua primeira participação olímpica, nas Olimpíadas de Atenas, a ginasta conquistou a melhor posição brasileira na classificação por equipes, o nono lugar geral. No ano posterior, em etapa de Copa do Mundo, na cidade de São Paulo, terminou com a medalha de prata na prova de salto.
No Campeonato Nacional Brasileiro do mesmo ano, terminou com o ouro no salto e na trave.
Continuando com os bons resultados, a ginasta participou da Copa América, terminando em quarto no concurso geral. Em 2006, no Campeonato Mundial de Aarhus, conquistou o sétimo lugar por equipes, e o quarto no salto.
Reunindo-se com a nova equipe brasileira, no ano seguinte, Lais participou dos Jogos Pan-americanos de 2007, no Rio de Janeiro.
Nele, foi segunda por equipes, atrás apenas da equipe norte-americana, medalhista de ouro, classificando-se para a final das barras assimétricas e salto, Laís terminou com a medalha de bronze em ambos os eventos.
No mesmo ano, no Mundial de Stuttgart, a atleta conquistou a quinta colocação por equipes, assim classificando a seleção para os Jogos Olímpicos de 2008.
Em sua segunda participação nos Jogos, as Olimpíadas de Pequim, Lais, ao lado de Jade Barbosa, Daiane dos Santos, Daniele Hypolito, Ana Silva e Ethiene Franco, conquistou a melhor colocação brasileira nos Jogos, a oitava geral.