Gabriel Perissé
Gabriel Perissé é um professor, palestrante, tradutor e escritor brasileiro.
Formou-se em letras pela UFRJ em 1985, ano em que foi morar em São Paulo, onde obteve o grau de mestre em Literatura Brasileira (1989) pela USP, estudando a obra do poeta Carlos Nejar.
Defendeu o doutorado em Filosofia da Educação, também na USP, em 2003, analisando o pensamento de Alfonso López Quintás.
Obteve o pós-doutorado em Filosofia e História da Educação, na Unicamp, em 2011, estudando a linguagem educacional brasileira, tendo em vista as obras de quatro escritores: Rubem Alves, Cristovam Buarque, Pedro Demo e Régis de Morais.
Em 2018, defendeu o mestrado em Teologia, na PUCRS, com a dissertação O encontro como categoria teológica a partir da obra de Alfonso López Quintás.
Desde 1983 ministra palestras/cursos em escolas e faculdades, empresas e ongs, livrarias, bibliotecas e editoras, sobre temas relacionados à arte de ler, pensar, escrever e ensinar. A partir de 1998 tornou-se professor universitário, ministrando aulas de Comunicação Visual, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Literatura Infanti, no Centro Universitário São Camilo, na Universidade de Santo Amaro e no Instituto Paulista de Ensino e Pesquisa. Foi professor do programa de mestrado e doutorado em educação da Universidade Nove de Julho (UNINOVE-SP) entre 2004 e 2011.
Colabora em várias revistas e jornais, algumas com versões eletrônicas, destacando-se o semanário Correio da Cidadania a revista Educação , a revista Língua Portuguesae o portal Observatório da Imprensa
Participa do conselho editorial da Editora Mandruvá em parceria com várias universidades e instituições brasileiras e estrangeiras, responsabilizando-se diretamente pela Revista Videtur-Letras.
Em 2005 criou, com outros educadores, em São Paulo, o Núcleo Pensamento e Criatividade, em convênio com a Escuela de Pensamiento y Creatividad.