Flávio Canto

Ex-judoca Olímpico

Flávio Canto é medalha de bronze em Atenas 2004 e Ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo em 2003. Flávio começou a ganhar notoriedade em janeiro de 1995, quando, ainda na classe júnior e com apenas seis anos de judô, conquistou a vaga para representar o Brasil na seleção principal. Nesse ano de 1995, ele foi bronze nos Jogos Pan-americanos de Mar del Plata e, um ano depois, conseguiu conquistar a sétima colocação nas Olimpíadas de Atlanta 1996. De lá pra cá foram várias as conquistas, dentre as quais vale destacar a medalha de prata nos Jogos Pan-americanos de Winnipeg 1999, Tetra-Campeonato Pan-Americano (1997-99-2003-04), Hepta-Campeonato Sul-Americano (1995-1996-1997-1998-2000-2002-2004), Vice-Campeonato Mundial por equipes (1998), Bronze no Mundial Universitário (2000) e Medalhista em diversas etapas de Copa do Mundo (França, Alemanha, Itália, Rússia, República Tcheca, etc).

Minha relação com palestras começou em 2004, depois da conquista da medalha olímpica. Nessa época, ainda tinha perspectiva de lutar por muitos anos pela seleção brasileira de judô e começava a atuar no que seria o projeto da minha vida, minha atuação como presidente do Instituto Reação, que ainda era pequeno, mas crescia com a vontade de impactar cada vez mais vidas.

Confesso que nesses primeiros anos não tinha certeza se fazia sentido usar minha experiência vivida para inspirar outras pessoas. Contudo, de 2004 pra cá, com o meu ingresso na TV Globo e no Sportv, a expansão do Instituto Reação para mais de nove comunidades e mais de uma centena de palestras depois, ser palestrante se tornou uma das minhas grandes paixões. Em cada nova experiência e interação com as empresas e públicos, aprendo um pouco mais e meu lado gestor, tão importante na liderança do Instituto Reação, vai se aprimorando e se integrando a tudo que aprendi no tatame e na minha trajetória como esportista. Nos últimos anos investir na minha educação executiva tem sido fundamental para acompanhar o crescimento do Instituto e enriquecer o conteúdo das apresentações em empresas.

Inspirada nos princípios do judô e no código do samurai (Bushido), minha palestra principal transita pelos valores da coragem, humildade, disciplina, honra, excelência e solidariedade, distribuídos ao longo dos momentos mais importantes da minha caminhada como atleta, na TV e na construção do Instituto Reação. Ora derrubando e ora caindo, fica claro que – no final da jornada – chega mais longe quem tem a determinação de levantar mais vezes, independente das dificuldades, e quem levanta consigo mais pessoas. Afinal, quão maior for o número de pessoas que impactamos positivamente, maior será o nosso sucesso.

 

Formação:

  • Graduação em Direito
  • Programa de Liderança Transformadora, Fundação Dom Cabral (2017)
  • Programa de Gestão avançada, Insead e Fundação Dom Cabral (2018)
  • PDC – Programa de Desenvolvimento de Conselheiros Dom Cabral (2022)