Danilo Gentili

Danilo Gentili Jr é apresentador, comediante, escritor, cartunista, fotógrafo, repórter, publicitário e empresário.

Danilo Gentili Jr é apresentador, comediante, escritor, cartunista, fotógrafo, repórter, publicitário e empresário. Faz parte da considerada “nova geração do humor” e é reconhecido como um dos precursores e idealizadores do movimento do stand-upcomedy no Brasil, tendo ganhado projeção nacional como integrante do programa de humor jornalístico CQC, da Rede Bandeirantes. Além disso, ainda nesta emissora, criou e apresentou o late-nighttalk show Agora É Tarde. Após a ruptura, foi contratado pelo SBT para apresentar, nos mesmos moldes, o talk show The Noite.

 

Danilo Gentili formou-se em 2003, no curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda. Fundou o Comédia ao Vivo, show de humor de sua própria autoria. Neste mesmo ano, passou a integrar o espetáculo de comédia Clube da Comédia Stand-Up. Além disso, transitou por grandes festivais e eventos como o Comédia em Pé, no Rio de Janeiro, e o Risorama, mostra oficial de humor do Festival de Teatro de Curitiba, o maior acontecimento público da comédia nacional. Manteve uma coluna às segundas-feiras em um dos jornais de maior tiragem do País, o Metro. Foi premiado como o “Paulistano do Ano” pela Veja e foi colaborador de uma das revistas de maior circulação nacional, a Mad.

 

Após algumas incursões na televisão, principalmente em entrevistas e em vinhetas da MTV, foi selecionado para participar do programa de humor Custe o Que Custar (CQC), da TV Bandeirantes. No programa, tornou-se rapidamente destaque graças ao quadro Repórter Inexperiente, em que se passava por um novato que só fazia perguntas confusas. Com o término do quadro de Repórter Inexperiente, o humorista destacou-se no CQC em matérias nas ruas e principalmente na área política. A primeira vez que o programa visitou o Congresso Nacional foi com Danilo Gentili e o mesmo foi expulso por perguntas diretas e ácidas, o que lhe rendeu o titulo de terror dos políticos, que tentavam evitar ser ridicularizados ao se deparar com perguntas do repórter em que eram confrontados com verdades que os espectadores gostariam de lhes falar pessoalmente. No programa CQC, Danilo Gentili foi o responsável pelo quadro “Identidade Nacional”.

Danilo ao lado de seu colega de comédia Rafinha Bastos e o produtor Ítalo Gusso virou empresário ao criar, em 2010, o Comedy Club Comedians. Funcionam todas as noites na Rua Augusta, em São Paulo. É o primeiro clube de comédia do Brasil, com atrações de stand-upcomedy, recebendo comediantes já consagrados e revelações do gênero. O local tem como molde as tradicionais casas americanas do gênero. O humorista transmitiu primeiro solo de stand-up político do país com transmissão ao vivo pela internet.

 

Em 2011 estreou o programa Agora é Tarde na Band e surpreendeu com a audiência e boas críticas. O programa continha os humoristas Marcelo Mansfield, Murilo Couto e Léo Lins, além da banda Ultraje a Rigor. Meses após a estréia, devido aos índices de audiência o programa passou a ser exibido também na terça-feira, anteriormente transmitido apenas nas quartas e quintas. Em um trabalho paralelo na TV aberta com o CQC, ele estreou como apresentador do Comedy Central Apresenta, exibido originalmente no canal pago VH1. Ele serviu como aquecimento para a estréiado canal de nome homônimo meses após. Produzido no Brasil pela Polar Filmes, o programa era gravado no Comedians e exibia humoristas de stand-up apresentando seus shows em uma duração de aproximadamente oito minutos. Danilo apresentou somente a primeira temporada com oito episódios. Em novembro de 2011, ele anunciou que sairia do CQC por conta de programa solo diário Agora é Tarde, um late show, cujo projeto foi criado pelo comediante e apresentado por ele para a Band quando ainda era integrante do programa CQC.

 

No final do ano, Danilo apresentou o Os Fatos Espetaculares do Ano, uma retrospectiva cômica em forma de quiz game sobre os principais fatos do ano de 2012. Transmitido pela primeira vez pela Band. Sua segunda temporada sendo transmitido também pela BandNews FM. Em abril, o programa estreou na sexta-feira em comemoração a 100ª edição.  Em novembro, foi anunciado que Danilo iniciou o roteiro de uma série para a TV paga relacionada a política e que poderá ser exibido por um dos canais da rede Fox. Danilo estreou no cinema em Mato sem Cachorro. Convidado em 2009 para participar do elenco, o filme abriu em 2013 o Festival de Cinema do Rio de Janeiro com críticas positivas. O personagem de Danilo é um dos protagonistas ao lado de Bruno Gagliasso e Leandra Leal. Danilo também colaborou com o roteiro do filme com diálogos adicionais.Em 2013, estreou no Youtube o “Gameplay Omelete com Danilo Gentili”, junto com o editor-chefe do site Omelete, Érico Borgo, onde eles jogam e comentam sobre os maiores lançamentos e clássicos dos videogames, nesse mesmo ano, é premiado com um Troféu HQ Mix na categoria “Fã de quadrinhos – personalidade”.

 

Contratado pelo SBT, para apresentar um programa nos moldes de seu antecessor, sendo exibido antes do Jornal do SBT. Ainda, o SBT se predispôs a contratar também os outros integrantes de sua atração anterior, exceto Marcelo Mansfield. Em comunicado oficial, Danilo assinou contrato com a emissora. Com sua equipe remanescente do antigo Agora é Tarde, com exceção de Marcelo Mansfield, que foi substituído por Diguinho Coruja, Danilo estreou em 2014, no SBT, o seu novo programa, o The Noite. O primeiro convidado foi o comediante Fábio Porchat. O programa superou as expectativas do SBT, melhorando o IBOPE em praticamente o dobro do que a emissora costumava alcançar nessa faixa de horário. Com mais estrutura e ideias criativas para realizar tudo o que deseja no SBT, Danilo começou a trilhar um caminho que o consolidará como o grande precursor do gênero no Brasil. O programa conseguiu quase o triplo de IBOPE do que seus concorrentes no mesmo horário.