Clodoaldo Silva
Clodoaldo Francisco da Silva, conhecido como Tubarão das Piscinas, é um nadador paralímpico brasileiro o mais premiado dos nadadores paralimpicos do Brasil. Suas performances lhe valeram o título de Recordista Brasileiro de Medalhas de Ouro na disputa de Paralimpíadas, ao acumular treze medalhas, sendo seis de ouro, passando a ser conhecido como o Clodoágua.
Somente nos Jogos de Atenas 2004, conquistou seis medalhas de ouro e uma de bronze.
Sua história de vida começou quando sofreu uma paralisia cerebral por falta de oxigênio durante o parto, o que afetou a mobilidade de suas pernas e sua coordenação motora. Sua vida passou a ter a natação como sentido principal como processo de reabilitação, no ano de 1996, em Natal, sua cidade de nascimento.
Quatro anos depois, já conquistava suas primeiras medalhas em Jogos Paraolímpicos. Em três participações em Jogos Parapan-Americanos, conquistou cinco medalhas em 2003 em Mar del Plata, oito em 2007 no Rio de Janeiro e seis em 2011 em Guadalajara. Nos três Campeonatos Mundiais que disputou, totaliza nove medalhas.
A superação que o levou ao alto do pódio está relatada em emocionante palestra motivacional que realiza em empresas e instituições, no Brasil e no mundo, que resume com uma frase emblemática que ficou bastante conhecida: