Caio Oliveira

Caio Oliveira de Sena Bonfim é um atleta brasileiro que compete nas marchas atléticas de 20 km e 35 km, foi o primeiro brasileiro da história a ser medalhista olímpico nessa modalidade do atletismo, após ter alcançado a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, na marcha de 20 km.

Foi medalhista de bronze nos Campeonatos Mundiais de Atletismo de Londres 2017 e Budapeste 2023, ficou em 4° lugar nos Jogos Olímpicos da Rio 2016 e obteve a medalha de prata nos Jogos Pan-americanos de 2019 e 2023. É o recordista brasileiro das duas distâncias.

Caio cresceu com seu pai, João Sena, sendo treinador de sua mãe, Gianette Bonfim, 7 vezes campeã brasileira de marcha atlética e duas vezes medalhista sul-americana.

Em sua infância, seu pai colocava 12 crianças dentro do carro para levar para o treino. Segundo Caio, seu pai fez muito mais cidadãos do que campeões.

Apesar de problemas físicos na infância, incluindo uma meningite, operação para consertar pernas arqueadas, e ossos frágeis sofrendo com deficiência de cálcio por conta de intolerância à lactose, se tornou entusiasta de esportes.

O primeiro contato de Caio Bonfim no esporte foi com o futebol, que jogou dos 6 aos 16 anos, chegando a ser lateral na base do Brasiliense. Segundo Bonfim, um motivo para ter desistido foi que “era titular, mas sempre o primeiro a ser substituído.”

Nos Jogos Olímpicos de Verão de 2024, em Paris, obteve a medalha de prata na marcha de 20 km, sendo um feito inédito na história do Brasil na modalidade de Atletismo, sendo este o maior feito de sua carreira.

Mesmo competindo contra outros grandes atletas, como o equatoriano Brian Pintado, que conquistou o ouro, Caio Bonfim conseguiu um ritmo forte na largada e nos 10 km finais para se manter na frente do pelotão e conquistar a medalha de prata.

No pódio, Pintado (1h18m55s), seguido pelo brasileiro Caio Bonfim (1h19m09s) e o espanhol Álvaro Martín (1h19m11s).