Adalbeto Piotto
Jornalista e documentarista brasileiro
Adalberto Flaviano Piotto. É um jornalista e documentarista brasileiro. Foi âncora das emissoras rádio Jovem Pan e CBN, Em 2013 lançou o filme-documentário Orgulho de Ser Brasileiro, que ele mesmo dirigiu e produziu. formou-se em jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba e possui especialização em Economia pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE-USP).
A carreira de Adalberto Piotto iniciou-se em emissoras de televisão do interior paulista, SBT e a Tv Brasil. Em São Paulo, onde passou a trabalhar como repórter da Rádio CBN, Em 2012 produziu e dirigiu o documentário Orgulho de ser Brasileiro, Em julho de 2014 voltou a trabalhar em Rádio, desta vez como âncora do Jornal da Manhã, na Rádio Jovem Pan, Em 2017 é contratado pela TV Brasil para apresentar o programa Cenário Econômico.
De 1994 até 1996, foi repórter de rede nas áreas de política e cotidiano da TV Brasil, em Campinas – SP, Entre maio de 1998 e dezembro de 1999, foi repórter da CBN, foi convidado para trabalhar na Rádio Bandeirantes.
De volta à CBN, à convite do gerente regional de jornalismo Heródoto Barbeiro, Adalberto Piotto assumiu como âncora do Sintonia CBN, programa ao vivo . Logo depois, em 2002, foi convidado pela diretora Mariza Tavares a assumir o CBN Total, programa diário da emissora nas tardes.
Orgulho de Ser Brasileiro “rendeu” outros frutos como os mini-documentários Pensando o Brasil, dirigidos e produzidos por Adalberto Piotto em parceria para a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP), nos quais o jornalista entrevista executivos e intelectuais brasileiros e estrangeiros abordando a burocracia da economia brasileira.
O material foi produzido entre janeiro e dezembro de 2014, e o resultado foi um livro e um debate realizado ao fim do ano.